CONHECENDO A CASA ROSADA POR DENTRO: COMO AGENDAR SUA VISITA GUIADA

 A Casa Rosada é o principal símbolo de Buenos Aires, é a sede do governo argentino, e normalmente, a maior parte dos turistas só a conhecem pelo lado de fora. Foi através de uma amiga, enquanto fazia minhas pesquisas de viagens, que descobri que se pode realizar uma visita guiada ao interior do prédio.

E acabou que esse foi o primeiro passeio que fiz em Buenos Aires, e sai muito encantada com a beleza do prédio e as histórias daqueles que já passaram por lá.

Pois bem, vai para Argentina, tá montando seu roteiro, e quer conhecer o interior da Casa Rosada? É mais simples do que você pode imaginar e o melhor: totalmente gratuito!!

As visitações ocorrem aos sábados, entre as 10h e as 18 h, com guias em espanhol e as vezes eles disponibilizam agendamento para guias em português. Atualmente, no site oficial não há informações sobre tours em português, mas eu fiz em espanhol e consegui entender tudo.

Os tours em inglês acontecem também ao sábado, mas em horário específico (12h30min) e também são gratuitos.

Para realizar o agendamento da visita, basta acessar o site oficial da Casa Rosada e seguir todos os passos indicados no site. Mas, atenção, você só consegue agendar a visitação com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data que você deseja.

Ao final do procedimento, é enviado por e-mail um voucher em formato PDF, com a confirmação do agendamento da visita, seus dados, e um QR code. Eu sequer imprimi o documento que me foi enviado, levei-o no celular, junto com um documento com foto e foi tranquilo na portaria.

No dia visita, é importante chegar com cerca de 20 (vinte) minutos de antecedência. Logo na entrada, você passará por todo procedimento de segurança do governo e posteriormente será direcionado a uma fila com a identificação do seu horário de visita. Meu grupo tinha cerca de 15 (quinze) pessoas, mas não sei se isso é regra.

As instruções da guia que nos acompanhou foram básicas: não se dispersar do grupo, fotografar com o flash da câmera desligado, não portar comida ou bebida durante o tour, não tocar em nada e respeitar o fato de que em alguns locais não será permitido fotografar.

Após isso, você conhecerá a incrível história do prédio, que foi construído inicialmente para ser o prédio dos correios e telégrafos e posteriormente foi unificado à Casa do Gobierno, originando a Casa Rosada como conhecemos hoje. Também saberá o porquê o prédio foi pintado de rosa, terá acesso a várias salas de reuniões, curiosidades sobre alguns artefatos que adornam os locais, e com certeza ficará encantado com a arquitetura e o luxo de alguns salões utilizados para as reuniões do governo.

Ah, sabia que existe até uma parte do palácio que já serviu de moradia para um dos presidentes do país e a família deste? Essa parte é a que não pode fotografar, inclusive.

A visita termina quando somos levados para conhecer o salão que contém a Galeria dos bustos dos presidentes, momento em que após a explicação final do profissional que nos acompanha, somos liberados para fotografar ou filmar o salão.

A visita guiada dura cerca de 1 h e depois você ainda pode visitar o Museu da Casa Rosada, que é do ladinho do Prédio e também free.

Já separa um tempo bom do seu sábado para fazer tudo com calma, e depois volta aqui para me dizer se não é um lugar INCRÍVEL.

Quer saber um pouco mais sobre essa viagem incrível? Segue a @agarotaviajante no Instagram e corre nos meus stories fixados no perfil para visualizar cada passeio que eu fiz por lá!

©2019 por Shawanna Becker.