O MELHOR DAS DUAS VIAGENS
Se você pode dispor de tempo razoável para conhecer o Egito, treze dias de viagem é mais que suficiente para se fazer o que eu chamo de “roteiro tradicional egípcio”, iniciando-se com o enfoque pelas maravilhas do Egito Antigo (Egito Faraônico, Egito Islâmico e Egito copta) e, posteriormente, um período de descanso para curtir as belezas naturais do Mar Vermelho e um dia de imersão na cidade de Alexandria.
Criei o roteiro para aqueles que, assim como eu, interessam-se pela história e cultura egípcia, passando pelos principais museus, mesquitas, igrejas, complexos arqueológicos e templos. Apenas no inverno não indico os passeios pelo Mar Vermelho em cidades como Hurghada, Sharm el Sheik, Marsa Alam ou Dahab. Apesar dos lugares paradisíacos e da rica vida marinha, o frio não te deixa aproveitar como se deve.
Caso você não tenha todo esse tempo de viagem, ou irá durante o inverno, concentre seu foco para conhecer a parte do Egito Antigo. Se puder estender seu destino por mais alguns dias, e quiser conhecer o Oasis de Siwa, acrescente mais três dias de viagem: dois para aproveitar o vilarejo e um para o trajeto de volta ao Cairo.
De um jeito ou de outro, pode ter certeza: o Egito é muito mais que pirâmides, você não vai se arrepender!
CHEGADA AO CAIRO
Não existe voo direto do Brasil para o Cairo. Das duas vezes que eu fui, optei por ir com a Turskish Airlines, com escala em Istambul. A Emirates, faz escala em Dubai. Então, você pode aproveitar e fazer um stop over bem legal por essas duas cidades se quiser, e deixar a viagem menos cansativa.
Se sair direto do Brasil, provavelmente você chegará ao Egito de madrugada ou no fim da manhã. Durante a madrugada, acredito que seja o melhor horário para se chegar, pois você evita o trânsito caótico e ainda pode descansar da viagem por algumas horas antes de iniciar os passeios no fim da manhã.
Se chegar ainda pela manhã, prefira passar o restante do dia descansando ou apenas explorando os arredores próximos da sua acomodação. É uma viagem longa, e os próximos dias serão intensos e cansativos. Com isso, descansar e se ambientar com o fuso-horário é super válido.
Eu sei que você vai estar louco para ver múmias e pirâmides, porém, vai por mim, prefira um tour mais tranquilo no primeiro dia, mas igualmente rico de conhecimento.
CAIRO
DIA 1:
Minha sugestão é começar por volta das 10h da manhã, inicie o passeio pelo bairro copta, com uma parada rápida para o almoço ou lanche e depois siga para o bairro islâmico do Cairo.
Bairro copta: Visite a Igreja da Santa Maria Suspensa, a Igreja de São Jorge e a Igreja de São Sérgio (entrada gratuita). Em seguida, conheça o Museu Copta do Cairo, que abriga a maior coleção de artefatos cristãos egípcios do mundo. (tempo estimado de passeio: 3 a 4 horas).
(pausa para almoço)
Bairro islâmico: eu visitei a Mesquita de Amr Ibn Al-as, mas você pode optar por conhecer a Mesquita Al-Azhar, (ambas possuem entrada gratuita, com tempo estimado do passeio: 40 min a 1 hora).
Mercado Khan el Khalili: mercado construído no século XV e o mais famoso do Egito. Além de passear pelas vielas e muralhas, é o local ideal para fazer algumas compras nas lojinhas, e aproveitar para jantar em algum dos restaurantes, como também provar o famoso narguilé (entrada gratuita, tempo estimado do passeio: 3 horas).
DIA 2:
Complexo de Gizé: no planalto de Gizé, você desfrutará da energia incrível de conhecer as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da famosa Grande Esfinge de Gizé (tempo estimado do passeio: 3 a 4 horas).
(pausa para um lanche ou almoço)
Museu Egípcio do Cairo: inaugurado em 1902, reúne cerca de 120 (cento e vinte) mil artefatos do Egito antigo, tais como: múmias de todo o tipo, sarcófagos, esculturas, a famosa sala das múmias, que reúne as múmias das principais personalidades do Egito Antigo e sala dos tesouros de Tutancâmon. (tempo estimado de passeio: 3 a 4 horas).
DIA 3:
Durante a manhã visite duas atrações gratuitas: o Aisha Fahmy Palace, uma mansão de arquitetura Italiana na beira do rio Nilo, que respira arte e vida. Após isso, dirija-se ao Abdeen Palace, a antiga habitação da família real egípcia, que contém o Museu de Armas, Museu da Família Real e o Museu dos Presentes Presidenciais (tempo estimado para as duas atrações: 4 horas).
(pausa para almoço)
Cidadela de Saladino ou Cidadela do Cairo: um dos pontos turísticos mais importantes do Cairo, construída no século XII pelo líder mulçumano Saladino para proteger a cidade dos ataques europeus e das Cruzadas. É dentro da Cidadela que você encontrará a Mesquita de an-Nasr Mohammed, a Mesquita de Mohammed Ali, além do Museu Militar. A vista da cidade é de tirar o fôlego! Vale a pena investir um tempinho nas fotos (tempo estimado do passeio: 3 horas).
Parque Al-Azhar: de lixão por mais de 200 (duzentos) anos a um dos 60 (sessenta) parques mais lindos do mundo, com uma vista espetacular da Cidadela de Saladino e um por do sol super disputado no Cairo. (tempo estimado do passeio: 2 a 3 horas).
Torre do Cairo: torre construída no início da década de 60, com 187 metros de altura, que te dá uma visão panorâmica do Cairo e um pôr do sol inesquecível (tempo estimado do passeio: 1 hora).
ASWAN
Se você for de avião, é aconselhável sair de madrugada do Cairo em direção a cidade de Aswan ou Assuão, que fica ao sul do Egito (mais ou menos 1 hora e 30 minutos de viagem). Caso prefira ir de trem, deverá pegar o trem que parte da estação de Ramsés no início da noite do dia anterior, chegando a Aswan entre 7 e 8 horas da manhã (cerca de 14 horas de viagem).
DIA 4:
Pela manhã: Visita a barragem de Aswan e templo de Isis (Philae Temple);
Check in cruzeiro pelo Nilo: você pode optar por não fazer o cruzeiro, ficar um dia e meio conhecendo as atrações de Aswan e arredores. Posteriormente, conhecer todas as atrações e cidades que o Cruzeiro para ao longo do trajeto que faz até chegar à cidade de Luxor.
Entretanto, perderá um dos melhores passeios que fará pelo Egito. Além do inegável custo-benefício e a praticidade, o Cruzeiro pelo Nilo é uma experiência incrível e ótimo para descansar após os dias corridos pelo Cairo. Portanto, faça! Você não vai se arrepender.
No período da tarde, descanse da viagem e aproveite para conhecer melhor o cruzeiro.
A noite, após o jantar no Cruzeiro, saia para passear pelo Mercado Antigo de Aswan. Aproveite para provar doces típicos e ainda fazer mais comprinhas!
DIA 5:
Abu Simbel: cerca de 3 horas de distância de Aswan, o templo de Abu Simbel é ponto obrigatório para todos os viajantes. As vans e ônibus de turistas costumam sair de madrugada, retornando ao cruzeiro próximo do meio dia.
(almoço no cruzeiro)
Durante a tarde, descanse da viagem para Abu Simbel, e aproveite as atrações do Cruzeiro.
À noite, passei pela orla de Aswan e também pelo mercado antigo, se desejar.
DIA 6:
Pela manhã, visite a Vila Núbia e o jardim botânico de Aswan, atrações que ainda farão você curtir um ótimo passeio de barco pelo Rio Nilo.
Almoço no cruzeiro e início da navegação pelo Nilo
No fim da tarde, o cruzeiro parará para uma visita ao templo de Kom Ombo: templo dedicado ao Deus Sobek e aos crocodilos. Não deixe de ir ao Museu dos Crocodilos no mesmo local.
Jantar e noite no cruzeiro.
DIA 7:
Pela manhã você visitará o templo de Edfu, dedicado ao Deus Hórus.
A tarde pode aproveitar o cruzeiro, enquanto navegam rumo a Luxor, antiga cidade de Tebas.
A noite, ao desembarcar em Luxor, fará check in em alguma acomodação de sua preferência na cidade, e poderá visitar o templo de Luxor, que é lindo a noite.
LUXOR
DIA 8:
Passeio de balão: se surpreenda com a experiência de sobrevoar o Vale dos Reis, Templo de Hatshepsut e o Rio Nilo. Mas, esteja preparado para acordar as 3 horas da manhã. Juro que valerá o esforço!
Após isso, conheça os Colossos de Memnon e siga para o Vale dos Reis, momento em que além do ingresso normal de entrada para o sitio arqueológico, você ainda poderá comprar o ingresso adicional para entrada na tumba de Tutancâmon, onde inclusive, estão os sarcófagos e a própria múmia do reizinho mais top do Egito.
Depois, siga para o Templo de Hatshepsut, monumento dedicado a uma faraó mulher do Egito.
Volte para sua acomodação, tome um banho rápido, arrume a mala e faça check out.
Após isso, visite o Templo de Karnak, o maior e mais famoso templo da cidade de Luxor.
Após um lanche rápido ou “almojanta”, pegue um ônibus (utilize as viações go bus ou blue bus) em direção a cidade de Hurghada, no Mar Vermelho. Você chegará a Hurghada bem tarde da noite (cerca de 06 horas de viagem), fará check in no local escolhido e descansará da viagem.
HURGHADA
DIA 9:
Se for ficar em algum resort all inclusive, sugiro passar o dia na beira da piscina ou na praia privativa do resort, comendo e se recuperando da viagem e passeios em Luxor (você encontra ótimas acomodações e com preços muito acessíveis reservando com antecedência pelo Booking).
Caso contrário, você pode passar o dia em alguma praia privativa de Hurghada, como a Beach dream, um balneário privativo com toda estrutura turística.
No período noturno, você pode explorar o Centro de Hurghada, ao longo da Sheraton street. São diversas opções de restaurantes, cafés, praças e lojas de presente.
DIA 10:
Passeio pela Ilha de Giftun: ainda nas primeiras horas da manhã, você pegará um iate e navegará pelo Mar Vermelho em direção à Ilha de Giftun. Paisagens paradisíacas, diversa vida marinha, um mar com mil tons de azuis, duas paradas para mergulho com snorkel e uma praia impossível de esquecer. Geralmente no passeio está incluso o almoço e bebidas não alcoólicas (tempo estimado do passeio: oito horas).
Durante a noite, sugiro um passeio pela marina de Hughada, além do local ser super bonito aconchegante, tem diversos restaurantes para jantar.
DIA 11:
Se gostar do estilo do passeio, pela manhã pode visitar o Hurghada Grand Aquarium (tempo médio do passeio: duas horas e trinta minutos).
Caso contrário, pode aproveitar um pouco mais do resort e para arrumar as malas para embarcar para o Cairo.
Após o almoço, embarque em uma viagem de aproximadamente seis horas para o Cairo.
Aproveite a noite para descansar e se preparar para o próximo dia.
ALEXANDRIA
DIA 12:
Indico passar o dia em Alexandria para aproveitar duas atrações que mais gostei quando visitei a cidade. Assim, embarque bem cedo para a cidade de Alexandria de trem ou de ônibus (aproximadamente duas horas e trinta min de viagem).
Conheça a Biblioteca de Alexandria e os Museus que existem integrados a ela ainda pela manhã.
Almoce em um dos restaurantes da orla de Alexandria, o famoso corniche (calçadão) de Alexandria. É o momento para aproveitar para comer peixes e crustáceos por um preço incrivelmente barato.
A tarde, conheça a cidadela de Qaitbay e o forte de Alexandria, local onde existia o famoso farol de Alexandria, uma das setes maravilhas do mundo antigo.
Veja o por do sol na orla de Alexandria, contemplando o mar mediterrâneo e volte para o Cairo de ônibus ou trem.
CAIRO
Dia 13: